Ultrassonografia no Pré-Natal, qual a importância?

02/05/2020 0
exames-gravida.jpg

A ultrassonografia é um dos principais exames a serem realizados durante o pré-natal. Já no primeiro trimestre, é um importante instrumento para identificar a localização correta da gestação, calcular com precisão a idade gestacional e identificar a vitalidade do embrião.

Entre 12 e 14 semanas gestacionais, é realizado o chamado morfológico de primeiro trimestre, onde, através de marcadores ultrassonográficos, calcula-se o risco para determinadas síndromes genéticas, como a trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down). Além disso, já se é capaz de identificar diversas estruturas da anatomia fetal, possibilitando a predição e o prognóstico de algumas malformações.

A partir de 16 semanas, a ultrassonografia já é capaz de identificar com precisão o sexo do bebê e costuma ser um exame bastante aguardado pela gestante.  Com 5 meses, mais precisamente entre 22 e 24 semanas, é indicada a realização do morfológico de segundo trimestre, período no qual há uma grande sensibilidade para uma avaliação minuciosa de toda a anatomia fetal. Atualmente está indicada a complementação deste exame com a ultrassonografia transvaginal, para avaliação do colo uterino e consequente avaliação de risco para parto prematuro.

Nos meses subsequentes, em gestações que estão evoluindo sem intercorrências, a maioria dos obstetras solicitam a avaliação ultrassonográfica mensal, principalmente para avaliação do crescimento e bem estar fetal, através da complementação com a dopplerfluxometria. Neste período, particularmente entre 28 e 32 semanas de gestação, algumas gestantes optam pela ultrassonografia 3D/4D, que permite, dependendo da posição do bebê, um maior detalhamento principalmente da face fetal.

Desta forma, tal como com o obstetra, acaba-se criando um vínculo gratificante entre a gestante e seu ultrassonografista, de tal monta que muitas das pacientes retornam na gestação posterior para novo acompanhamento!

 

Dr Mauro Arenazio


Deixar um comentário

Seu email não será publicado.




NÓS CUIDAMOS, DE VOCÊ





NÓS CUIDAMOS, DE VOCÊ




CENTRAL DE ATENDIMENTO


21 2486 0644


WHATSAPP


21 99735 0013




CGO © 2020 –  Responsável Técnico: Dra. Elizabeth Martins CRM 52.47837-5



CGO © 2020 – Todos os direitos reservados | Responsável Técnico: Dra. Elisabeth Martins CRM 52.47837-5



Conversar
Como podemos ajudar?
Olá!
Como podemos ajudar?