
Aumento de peso no Climatério
Climatério é uma etapa natural da vida da mulher que se inicia por volta dos 35-40 anos, estendendo-se até 60-65 anos com decréscimo da produção de hormônios esteroides.
Os hormônios esteroides sexuais femininos incluem principalmente os estrogênios e a progesterona que são responsáveis pelo controle metabólico.
A redução dos níveis de estrogênio decorrente desta transição no climatério tem sido apontada como a principal causa do aumento de peso em mulheres nesta fase da vida.
Portanto é muito importante que estejamos atentas as alterações que comecem a aparecer tanto de natureza física, quanto emocional e procurar aconselhamento médico com ginecologista e com nutricionista a fim de prevenir e reverter este aumento de peso.
O aumento de peso nesta faixa etária é ruim não só por questões estéticas, mas principalmente por contribuir para o aumento do risco de doenças cardiovasculares, câncer de mama dentre outras.
A prescrição nutricional adequada e individual associada à prática de atividade física é comprovadamente eficaz e necessária para as mulheres climatéricas.
Marcia Coelho
Nutricionista do Centro de Ginecologia e Obstetrícia